Buen Suspiro – o melhor da visita à bucólica Colonia del Sacramento

“Wine is bottled poetry” (vinho é poesia engarrafada) li uma vez numa carta de vinhos qualquer logo que chegamos ao Uruguai. Fomos de barco, vindos de Buenos Aires, como a maior parte dos turistas que decide esticar uma viagem até lá. Ao incluir Montevideo e Punta del Este no nosso roteiro, a passagem por Colonia foi uma feliz “ponte” entre os dois países.

Colonia del Sacramento

Colonia del Sacramento Vista Hotel Esperanza

Viajante planejada que sou, já havia levantado algumas informações na internet do que fazer pelo vilarejo. De tudo que li sobre Colonia me identifiquei com o que se referia à cidade como “parada no tempo”. Mas não pense que isso é pejorativo. Justamente por essa “característica”, as ruas ladrilhadas com ar colonial mostram lá o seu charme e fazem valer uma visita rápida à cidade.

Já que pesquisar previamente é a chave de sucesso para desvendar os segredos locais, descobri um interessantíssimo point gastronômico com comida boa, barata e bom atendimento: a winery Buen Suspiro. Mas mesmo na internet, as dicas já deixavam claro que o lugar não era exatamente fácil de ser encontrado. Apesar de estar localizado na famosa Calle do Suspiro, você tem que estar intencionalmente buscando o Buen Suspiro, atento para não passar batido pelo buraco – suspeito – na parede na qual o restaurante se encontra. Não me leve a mal, o lugar é agradável por dentro, mas é um tanto poético por fora e apesar de ter, sim, um letreiro, ainda assim parece feito para aqueles que sabem onde estão indo (digo isso com base na contagem que fiz de pessoas que passavam pela porta, se perguntando se poderiam ou não entrar lá).

Buen Suspiro Colonia Del Sacramento

Por isso, nada mais propício pra descrever o restaurante do que a frase do começo desse post: wine is bottled poetry! 🙂

Queijos e vinho Colonia Del Sacramento

Uma vez lá dentro, o restaurante, com jeito de empório, comprova ser pequeno, mas aconchegante. Algumas mesas dispostas no primeiro cômodo são ladeadas por prateleiras de compotas de doces, vinhos e queijos. Tudo especialidade da casa! O cardápio, com opções pequenas, médias e grandes da combinação frios + molhos e geleias, já abre bem o apetite. Eu e o Júlio escolhemos algo menor para experimentar um dos pratos principais, a lasanha vegetariana da casa. Abaixo algumas do que provamos por lá:

Queijos e vinho Buen Suspiro Colonia del Sacramento

Lasanha de Ricota abacaxi Buen Suspiro
Lasanha de ricota com verduras e abacaxi: uma delícia!

Tudo isso acompanhado por duas taças de vinhos locais. A conta? Com serviço pagamos cerca de R$ 80 pro casal, ou seja, bem razoável para tudo o que foi oferecido.

Colonia del Sacramento Uruguai

O melhor de tudo é que, como tudo em Colonia, é possível se chegar lá a pé rapidamente. O local ainda é parte do Barrio Historico da cidade, próximo ao Farol e da famosa Puerta de La Ciudadela.

mapa Colonia Del Sacramento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *